A dieta paleolítica, também conhecida como dieta paleo, é um tipo de alimentação cujos fundamentos se baseiam nos regimes alimentares que nossos ancestrais realizavam na idade das pedras, que se baseava na caça, de modo que 19 a 35% da dieta é composta por proteínas, 22 a 40% de carboidratos e 28 a 47% de gorduras.
Essa dieta é uma opção para as pessoas que desejam baixar o peso ou controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, realizando algumas modificações no seu estilo de vida. Esta alimentação é baseada principalmente no consumo de alimentos frescos e naturais, evitando alimentos processos e sendo rica em fontes de gordura saudáveis, nozes, carnes com baixo teor de gordura, peixe e marisco.
É importante mencionar que este tipo de dieta não é para todas as pessoas, sendo importante consultar o nutricionista para que seja feita uma avaliação individualizada e seja indicado um plano nutricional adaptado às suas necessidades e às suas condições de saúde.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Por ser aliada a nossa genética, tem inúmeros benefícios sendo os mais importantes a melhora do colesterol no sangue, perda de peso e a redução de dor em doenças autoimunes, além disso temos a melhora da saúde em geral, o emagrecimento (nos livra de doenças crônicas como diabetes e hipertensão), diminuição de doenças degenerativas e melhora a coerência cerebral, memória e energia.
QUAL A MAIOR TENTAÇÃO DESTA DIETA PARA QUEM SEGUE?
Na verdade a tentação está nos alimentos que estão fora da dieta, tais como chocolates e doces em geral. Como em qualquer dieta devemos ter atenção no período adaptativo pois é nesse tempo que temos a adaptação do corpo ao que é novo. Isso gera ansiedade e vontade de ingerir alimentos que fazíamos uso anteriormente.
É MUITO DIFÍCIL DE COLOCAR NO DIA A DIA?
Não é difícil, porém deve ter disciplina como qualquer dieta que se inicia.
Fazer dieta não é fácil e muitas pessoas tentam criar estratégias para reduzir essa dificuldade. O “dia do lixo” (ou dia livre) é uma delas, porém o melhor conselho é foco, mudança de atitude, coragem e determinação
5 DICAS SOBRE COMO MANTER O FOCO NA DIETA
- Evite o acesso aos alimentos ultraprocessados.
- Mas invista naqueles ricos em fibras.
- Não coma alimentos que você não goste.
- Prefira não comer grandes quantidades de alimento à noite.
- Conte com a ajuda de um nutricionista.
CONFIRA A LISTA DE ALIMENTOS PERMITIDOS E O QUE EVITAR, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO:
A Dieta Paleo é um esforço em voltarmos a nos alimentar da maneira como somos geneticamente preparados para comer. E isso gera resultados inacreditáveis. A quantidade de carboidratos que você vai ingerir depende especificamente dos seus objetivos.
O QUE COMER DURANTE A DIETA
Com base numa alimentação de caça e de coleta de alimentos, a dieta paleolítica é composta de:
1. FRUTAS E VEGETAIS
Na dieta paleolítica devem ser consumidas grandes quantidades de vegetais e frutas, preferencialmente cruas, com casca e bagaço.
É importante lembrar que as frutas, raízes e tubérculos como batata inglesa, batata doce, macaxeira e inhame são ricos em carboidratos, devendo ser consumidos em pequenas quantidades para favorecer a perda de peso.
2. CARNES COM BAIXO TEOR DE GORDURA
As carnes eram provindas da caça de animais e da pesca na era Paleolítica, podendo ser consumida em grandes quantidades. O aumento desse consumo de alimentos proteicos ajuda a fortalecer a massa muscular e a dar mais saciedade ao corpo, ajudando a controlar a fome.
O ideal é que as carnes sejam baixas em gordura, que não tenham gordura visível, podendo ser consumida carne de rã, porco, frango, peru, ovo, carne de cordeiro, carne de cabra, fígado, língua e tutano. Além disso, também podem ser consumidos pescados e mariscos.
No entanto, é importante lembrar que em algumas situações o consumo excessivo de carnes deve ser evitado, como são os casos de doença renal crônica e gota.
3. FRUTOS SECOS, SEMENTES E GORDURAS
Imagem de comida de dieta equilibrada. Seleção de vários produtos de dieta paleo para nutrição saudável. Superalimentos, carne, peixe, leguminosas, nozes, sementes, verduras e legumes (Alimentos corretos de dieta equilibrada. Seleção de correta de produtos de dieta paleo para vida saudável
Os frutos secos são fontes ricas de gordura monoinsaturada, por isso é possível incluir na alimentação amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, avelãs, nozes, pistache, macadâmia, abóbora, gergelim e sementes de girassol.
Além disso, também é possível consumir azeite de oliva, de abacate e de linhaça, assim como o abacate em si, porém é importante que esses tipos de óleo sejam usados com moderação, no máximo 4 colheres de sopa por dia.
4. CEVADA E CHÁ
A cevada e o chá podem ser incluídos na alimentação, mas com moderação, preferencialmente 1 vez por dia e devem ser tomados sem que seja adicionado açúcar. Além disso, também é possível incluir mel e frutas secas, mas em poucas quantidades.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
Na dieta paleolítica não estão presentes os seguintes alimentos:
- Cereais e alimentos que os contenham: arroz, trigo, aveia, cevada, quinoa e milho;
- Grãos: feijão, amendoim, soja e todos os produtos, como tofu, ervilhas e lentilhas;
- Tubérculos: mandioca, batata, inhame, aipo e produtos derivados;
- Açúcares e qualquer alimento ou preparação que contenha açúcar, como biscoitos, bolos, sucos pasteurizados e refrigerantes;
- Leite e derivados, como queijos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, manteiga e sorvete;
- Alimentos processados e empacotados;
- Carnes gordurosas, como bacon, mortadela, salsicha, pele de peru e de frango, presunto, calabresa, salame, conservas de carne, porco e costelinha;
- Sal e alimentos que o contenham.
Dependendo da pessoa, é possível adaptar a dieta paleolítica à pessoa, podendo ser consumidas as carnes compradas nos supermercados, comprar azeite de oliva e de linhaça e farinhas que são provenientes das oleaginosas, como farinha de
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A DIETA PALEO E A CETOGÊNICA
Para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras, mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Esta dieta pode ser uma alternativa para quem deseja emagrecer, pois o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação.
A dieta paleolítica é uma dieta baseada em alimentos que provêm da natureza, como carnes, peixes, frutas, legumes, folhas, oleaginosas, raízes e tubérculos, sem fazer uso de carne processamenta, sendo proibido tambem de comer alimentos industrializados, como biscoito, pizza, pão ou queijo.
Desta forma, por ajudar a queimar gordura rapidamente, esta dieta é muito popular entre os atletas que praticam crossfit.
Antes de decidir qual das dietas especificas devemos seguir devemos avaliar qual delas atende melhor a nossa necessidade.
Independente de qual dieta você ira seguir, deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A DIETA PALEO E A LOW CARB
A principal diferença é que na dieta Paleo deve-se evitar todo tipo de grãos ricos em carboidratos, como arroz, trigo, milho e aveia, por exemplo, enquanto na dieta Low Carb esses grãos ainda podem ser consumidos em pequenas quantidades algumas vezes por semana.
Além disso, a dieta Low Carb permite o consumo de alimentos processados, desde que não sejam ricos em açúcar, farinhas e outros carboidratos, enquanto na Paleo o ideal é reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados e consumir alimentos frescos e naturais.
Antes de decidir qual das dietas especificas devemos seguir devemos avaliar qual delas atende melhor a nossa necessidade.
Independente de qual dieta voce ira seguir, deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.
DIETA PALEO PARA EMAGRECER
A dieta do paleolítico é uma ótima opção para quem deseja perder peso, pois a retirada de grãos e de alimentos processados ajuda muito a reduzir naturalmente as calorias da dieta e melhorar o metabolismo do corpo.
Além disso, ela é rica em vegetais, fibras e proteínas, nutrientes que aumentam a saciedade e reduzem a vontade de comer. Aos poucos, o organismo se adapta à redução de carboidratos e já não sente falta de alimentos como doces, pães, bolos e salgados.
CARDÁPIO DA DIETA PALEO
A tabela a seguir traz um exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta paleo:
Refeição | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 |
Café da Manhã | Café sem açúcar + 2 ovos mexidos com tomate e cebola picados em cubo + 1 maça | Café sem açúcar com leite de amêndoas natural + omelete de espinafre + 2 fatia de abacate + 1 laranja | Café sem açúcar com leite de coco natural + salada de frutas |
Lanche da manhã | 1 punhado de frutos se | 30 gramas de polpa de coco | Batido de abacate com leite de amêndoas natural + 1 colher de sopa de sementes de chia |
Almoço/Jantar | 150 g de carne + acelga + tomate + cenoura e beterraba raladas + 1 fio de azeite + 1 tangerina | 150 gramas de salmão acompanhado de aspargos salteados em azeite de oliva + 1 pêra | Macarrão com abobrinha com 150 gramas de carne moída com molho de tomate natural + salada crua temperada com azeite + 1/2 xícara de morangos picados |
Lanche da Tarde | 1 banana assada com 1 colher de chá de sementes de chia | Palitos de cenoura e de aipo com guacamole caseiro | 1 ovo cozido + 2 pêssegos médios |
As quantidades presentes no cardápio variam de acordo com a idade, sexo, atividade física e se a pessoa possui alguma doença associada ou não, sendo por isso importante ir ao nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e seja estabelecido o plano nutricional mais adequado de acordo com as suas necessidades.
É importante lembrar que antes de iniciar qualquer dieta é necessário falar com o médico e com o nutricionista para avaliar a saúde e receber orientações específicas para cada caso. Além disso, beber bastante água e praticar atividade física regularmente são atitudes que também ajudam a emagrecer e prevenir doenças.
COMECE A SUA DIETA PALEO PEÇA SEU EBOOK… CLIQUE AQUI