O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E COMO INICIAR?

Uma das melhores forma de emagrecer sem o perigo de engordar novamente e cair no efeito sanfona é fazer uma Reeducação alimentar. E o melhor, com a Reeducação alimentar você pode comer de tudo! O emagrecimento tem consistência, e a manutenção é simples e fácil. Dessa maneira você não precisa recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia de estômago.

No entanto, para ter sucesso com a reeducação alimentar é necessário ter persistência e manter o foco, até que está nova forma de se alimentar vire uma rotina em sua vida. Os resultados apareceram apenas como consequência desse estilo de vida saudável e prazeroso que a reeducação alimentar te dará.

TEREI QUE ME PRIVAR DE ALGUM ALIMENTO?

A Reeducação Alimentar nada mais é do que uma mudança de hábitos de forma consistente e progressiva. Trata-se de aprender a mudar comportamentos alimentares antigos que fazem com que seu corpo ganhe peso afetando sua saúde de forma negativa.

o que algumas pessoas chamam de privação outras pessoas chamam de reeducação alimentar

A reeducação alimentar consiste em comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e comidas “pesadas”, como feijoada, frituras e lasanha, por exemplo.

Em outras palavras é saber qual a necessidade de seu corpo e o que comer em cada horário, tendo o cuidado com o tipo de alimento e a qualidade do mesmo.

Você poderá sim comer aquele bolo de aniversário, sorvete ou uma deliciosa taça de vinho de sua preferência. A principal vantagem aqui é justamente não ter que se privar de nada! Devemos saber escolher o alimento certo.

No entanto, terá que saber se ponderar nas quantidades e manter um equilíbrio. Pense em uma balança de dois pratos. De um lado você coloca a sua guloseima e do outro, alimentos saudáveis que contribuíram com sua saúde e emagrecimento. Para que haja um equilíbrio nesta balança o lado da alimentação saudável deve ter o peso de 80 a 90% do lado da alimentação inadequada (guloseima).Melhor ainda se os dois lados da balança forem compostos por alimentação saudável!

PARA QUE SERVE A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

Muitos sao os motivos que levam as pessoas a querer emagrecer: doenças diversas, como diabetes ou hipertensão, obesidade, preparação para uma cirurgia de estômago e muitos outros. A reeducação alimentar é o método mais eficiente no emagrecimento.

O emagrecimento acontece mais gradualmente e sem tantas privações. Assim, você vai se acostumando com esse novo modo de se alimentar. Vai sentir todos os benefícios que uma alimentação saudável tem sobre seu corpo, incluindo melhora da

disposição, do paladar, do sono, do funcionamento do intestino, da aparência da pele e do cabelo e muito mais.

Portanto, quando você chegar ao seu objetivo, suas chances de voltar ao peso antigo diminuem muito, pois você já se acostumou com esse novo modo de comer.

Apesar da reeducação alimentar ser famosa pelos seus resultados em pessoas que buscam emagrecer, a reeducação alimentar pode ser usada para quem busca ganhar massa magra (hipertrofia), controlar os níveis de colesterol, glicemia (para quem tem diabetes), entre outros.

Com esse método também é possível domar o seu cérebro, para que ele aprenda que, às vezes, um alimento não tão saudável como um doce, ou um pedaço de pizza, pode ser consumido, se esse consumo for feito de maneira consciente e não desenfreada.

A reeducação alimentar deve ser feita de forma personalizada e consciente. Deve ser focada e ajustada para seu objetivo, já que, temos culturas, desejos e objetivos diferentes. Dessa maneira você deve aprender como reeducar a sua alimentação! Para que isso se torne mais fácil, veja o passo a passo abaixo:

OS PASSOS IMPORTANTES PARA BOA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

1. COMECE AOS POUCOS

Tome a decisão e seja coerente e consistente. Tente começar aos poucos, trocando um alimento não tão saudável por um equivalente mais saudável, por exemplo, um leite integral por um desnatado ou um suco industrializado por um natural ou orgânico. Mudar radicalmente de uma hora para outra pode afetar o seu corpo e o seu humor.

2. ESSA DECISÃO DEVE PARTI DE VOCÊ.

É muito importante querer mudar a forma que se alimenta, e se manter firme no propósito. Está é uma decisão que tem que ser sua, deve parti de você!

Entenda, se você sempre achar que é um sacrifício ou muito difícil, logo vai desanimar e antes que atinja a reeducação alimentar irá desistir.

Você tem que se sentir bem com sua nova maneira de se alimentar. Se é um alimento que você deseja muito e que estava na sua rotina como por exemplo: Tomar refrigerante todos os dias. Não corte ele de vez! E sim, vá diminuindo a quantidade ingerida, depois diminua os dias que tomará o refrigerante, até conseguir ficar sem ele por livre e espontânea vontade.

3. SUBSTITUA CARBOIDRATOS REFINADOS E O AÇÚCAR

O açúcar e os carboidratos refinados são os piores ingredientes da dieta moderna. Contêm poucos nutrientes, pouca fibra e te induz a comer mais e mais. Tudo isso encaminha você a desenvolver problemas metabólicos e doenças crônicas que se agravam ao longo do tempo.

Substitua os carboidratos refinados (Farinhas do tipo branca) por opções mais saudáveis, diminuindo a ingestão calórica e aumentar a ingestão de nutrientes.

Uma boa dica é leia o ebook: “O PERIGO DO AÇÚCAR” esses ebook pode te ajudar nesse início o consumo excessivo de carboidratos e açucares.

Coma mais vegetais e frutas. Substitua o pão, macarrão, torta e outro produtos com trigo por batata, batata doce, arroz integral, aveia e quinoa.

Substitua o açúcar pela frutose (doce da fruta), caso precise adoçar algo que não tenha fruta ou fazer alguma receita, prefira usar adoçantes como a Xilitol ou Stevia. Se ainda sim, preferir usar açúcar, opte por açúcar de coco ou demerara.

Outra sugestão bem pratica e trocar as receitas tradicionais por receitas realizadas com ingredientes mais saudáveis. Como uma torta feita com massa integral ou doce de frutas sem adução de açúcar.

4. TROQUE OS TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS POR TEMPEROS NATURAIS

Troque os temperos que já vem prontos em um saquinho ou pote como: Sazon, alho refolgado e etc, por temperos naturais como: Alecrim, salsa, coentro, cebolinha, manjericão, tomilho, louro, alho e etc.

Os temperos industrializados de forma geral são ricos em corantes e sódio. O que contribui para acúmulos de toxinas e liquido retido, além de diversos problemas que o excesso de sódio pode causas a saúde.

Em contrapartida, os temperos naturais contribuem com a nossa saúde e com um pouco de talento na cozinha podem deixar sua refeição muito mais gostosa do que qual quer tempero industrializado deixaria.

5. TROQUE MARGARINA POR MANTEIGA CREMOSA DE POUCA GORDURA

A margarina foi criada no século XIX como um substituto mais barato (e mais saudável) que a manteiga.

Seu processo atual inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano, bem barato), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o produto parcialmente hidrogenado.

Isso resulta em um produto com longo prazo de conservação, textura firme mesmo em temperatura ambiente, que não rancifica, não pega fungos nem é atacado por insetos ou roedores.

O processo todo acaba por formar uma substância rica em um tipo particular de gordura chamado “trans”, que é atualmente a gordura mais prejudicial ao corpo e também a mais difícil de eliminar.

Já a manteiga é cerca de 80% de gordura, e o resto é principalmente água. Basicamente, é a porção gorda do leite, que tenha sido isolada a partir da proteína e dos hidratos de carbono.

Ao contrário das gorduras trans em alimentos processados (margarina), gorduras trans lácteos são considerados por ser saudável. A manteiga é a mais rica fonte alimentar de gorduras trans lácteos, também chamados de gorduras trans ruminantes, o mais comum dos quais são ácido vacênico e ácido linoléico conjugado – CLA – uma família de gorduras trans que tem sido associada a vários benefícios a saúde.

Estudos em animais e células humanas sob cultura de laboratório indicaram que o CLA pode proteger contra alguns tipos de câncer e ainda promover a perda de peso em nós humanos. Além disso, a manteiga é fonte de vitaminas A, D, E, B12 e K2. Tem poucos aditivos e é pouco processada.

6. EVITE COMER FORA

A melhor maneira de se manter focado na reeducação alimentar é preparar as próprias refeições. Caso você não tenha tempo para ficar cozinhando, opte por refeições rápidas de fazer.

Tente evitar o máximo comer fora. E quando isso acontecer prefira um restaurante do tipo self-serviçe e escolha os alimentos sem exagero, de forma planejada. Evite o máximo lanchonetes, alimentos de rua como pastel ou cachorro quente, principalmente os famosos fast foods.

7. BEBA BASTANTE ÁGUA

Hidrate-se bem! Quando você está com sede é um sinal que seu corpo já está muito tempo desidratado. Não espere sentir sede, sempre que possível beba um copo com água, principalmente se sentir fome.

Muitas vezes o corpo sinaliza uma sensação de fome, mais na verdade ele está desidratado e de uma certa forma procura se hidratar em alimentos sólidos que tem algum tipo de liquido, como a melancia, maçã e etc.

A água também ajuda a desinchar e eliminar as toxinas do corpo. O segundo especialistas o ideal é consumir de 8 a 10 copos de água por dia.

8. NÃO CONTE CALORIAS

Uma das vantagens da Reeducação alimentar é justamente não ter que ficar contando calorias e se regrando e restringindo alimentos. Neste método você apenas tem que saber o que é mais saudável e nutritivo para o seu corpo naquele momento/hora.

Comece a ler atentamente os ingredientes contidos nos alimentos que você compra e consome no seu dia-a-dia. Tente evitar aqueles com muito açúcar, sódio, gordura e carboidratos.

9. PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE REALMENTE GOSTE.

Realizar uma atividade física que você realmente se identificar é fundamenta para manter a saúde, aliviar o estresse do dia-a-dia, controla a ansiedade e manter o corpo em forma.

O exercício físico certo melhora a composição corporal: você perder gordura e ganha massa muscular. O resultado é um corpo mais atraente com as curvas nos lugares certos. Os benefícios da atividade física são imensos e ajuda a na prevenção da maioria das doenças crônicas causadas por ingestão de alimentos industrializados.

Também tem um impacto positivo na mente e aumenta a boa disposição, bem-estar e ajuda a evitar a depressão e outros problemas psicológicos. Lembre-se o corpo foi feito para se mover e não para ficar o dia todo sentado num escritório ou sofá.

A inúmeras atividades que pode realizar, desde um esporte até uma dança ou treino especifico como musculação.  O melhor método nos dias atuais para quem procura perde peso é o HIIT (Exercício intervalado de alta intensidade).

10. TENHA UMA BOA NOITE DE DESCANSO

Um dos maiores fatores que prejudica o processo de emagrecimento assim como qual quer plano de reeducação alimentar é o cansaço acumulado e níveis de estresse alto por causa de uma noite mal dormida.

A falta de sono está relacionada com muitas doenças sérias que incluem a aumento de peso e na obesidade. A falta de sono aumenta o risco de obesidade em 55% e o risco de obesidade infantil em 89%!

Segundo Estudos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam: adultos que dormem bem possuem 20% menos de gordura na barriga. “Quando dormimos mal, nossos níveis de cortisol (o hormônio relacionado ao estresse que ajuda a estocar gordura no organismo) aumentam, contribuindo para o ganho de gordura corporal.

De acordo com o médico Michael Breus, O ideal é que a pessoa durma, no mínimo, 5 estágios por noite. Dessa maneira, a soma resultará em 7 horas e meia de sono, e pode gerar um gasto de até 400 calorias.

11. REEDUQUE SEU PALADAR

Para escolher melhor os alimentos você deve reeducar o paladar. Optar por alimentos naturais como saladas, sopas legumes cozidos, temperos naturais, frutas, castanhas e etc.. Estes alimentos vão passar a ter mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados que estão cheios de corantes, aromatizantes e intensificantes de sabor.

Experimente receitas novas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino. Coma pelo menos 2 frutas por dia, elas são ótimas como sobremesa.

BASE PARA MONTAR SEU CARDÁPIO SAUDÁVEL

Sugerimos a seguir o que, no geral, é recomendado para cada refeição de um cardápio de alimentação saudável. Suas porções podem variar conforme a sua necessidade de caloria diárias:

  • O café da manhã deve conter um suco ou uma fruta inteira, algum derivado de leite e alguma fibra integral como: torrada, pão, panqueca, crepioca, cereal matinal ou outra receita fit do tipo; 
  • Outra sugestão é ovos mexidos ou cozidos com um chá ou suco de frutas
  • O almoço deve conter uma proteína (carne vermelha, frango, ovo, frutos do mar, etc), um alimento rico em fibras e proteína (arroz integral, macarrão, aveia, linhaça), leguminosas e verduras (porções generosas), e uma fruta em forma de suco ou de sobremesa;
  • Os lanches intermediários podem conter uma seleção de oleaginosas (castanhas, pistache, amêndoas), frutas secas, iogurte, barra de cereais reduzido em açucares, frutas e biscoitos fit;
  • Na janta, o cardápio pode ser muito semelhante ao de almoço, diminuindo os alimentos ricos em carboidratos e aumentando legumes e verduras. Aqui o segredo é comer uma porção de carne magra ou peixe com legumes e verduras.

Agora que você já sabe o que é reeducação alimentar. E se você precisa de uma forcinha a mais para mudar esses hábitos ou quer entender mais sobre essa mudança, leia  o ebook “O PERIGO DO AÇÚCAR” o material irá ajudar a repensar a sua relação com a comida. E o que parece difícil se tornara fácil e será de grande valor esse material.

Esperamos que essas dicas valiosas posso te ajudar a reeducação alimentar e se você gostou do conteúdo compartilhe com seus amigos. Use nosso link social.

Deixe um comentário