10 DICAS SIMPLES PARA EMAGRECER E PERDER BARRIGA

Aqui você encontra tudo o que precisa para que você possa ter uma vida longa e saudável.

Criar bons hábitos alimentares e praticar atividade física regular, são medidas importantes que contribuem para a diminuição de peso e perda de barriga e melhorar a qualidade de vida.

 
Porque para fazer uma dieta paleo, alcalina ou low carb para emagrecer e perder barriga, aumentar os músculos ou apenas para adotar uma alimentação equilibrada a fim de controlar doenças como diabetes, gastrite ou prisão de ventre, é importante além disso saber o que pode e também o que não pode comer, para se sentir bem e viver mais saudável. 

Para emagrecer e perder a barriga, a mudança de hábitos e estilo de vida podem ser bastante eficazes, podendo ajudar na perda de até 2 kg por semana dependendo do peso inicial. No entanto, para que isso aconteça é importante que as estratégias adotadas sejam seguidas diariamente. 

Além disso, caso a pessoa esteja num processo de emagrecimento, é aconselhado não ficar subindo na balança todos os dias para verificar se engordou ou emagreceu, pois isso gera ansiedade e pode interferir no processo. O ideal é se pesar apenas 1 vez por semana, sempre no mesmo horário e levar em consideração se está no período menstrual, no caso das mulheres, porque nessa semana é normal estar um pouco mais inchada, o que reflete na balança. 

                  APLICATIVO DE CAUCULO DE PESO 

1. COMER DEVAGAR E RESPEITAR A SACIEDADE DO CORPO 

Comer devagar permite que o estômago saciado avise ao cérebro que já recebeu comida suficiente. Esse sinal ocorre antes de o estômago estar completamente cheio, e deve ser interpretado como o corpo avisando que já não precisa de mais comida no momento.

No entanto, quem tem o hábito de comer rápido não percebe esse sinal de saciedade, além de reduzir o tempo de contato com a comida e o prazer de aproveitar melhor a refeição. Respeitar a saciedade é um dos pontos principais para emagrecer e evitar o ganho de peso.

Saciar o estômago com alimento ricos em nutrientes e fibras, como verduras, frutas, carnes em geral e gorduras boas, faz com que o metabolismo funcione melhor e mantém a fome longe por mais tempo. 

2. BEBER MAIS ÁGUA DURANTE O DIA  

Deve-se beber muitos líquidos entre as refeições, pois isso irá ajudar diminuir a fome e a retenção de líquidos porque quanto mais água você bebe, mais urina seu corpo produz, e com a sua eliminação também saem as toxinas que prejudicam o emagrecimento. 

• O que você pode beber: água, água de coco, sucos naturais sem açúcar adicionado (não servem os sucos de pacote), chás sem açúcar; 

• O que você não pode beber: refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, achocolatados e bebidas alcoólicas. 

A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1,5 e 3 litros por dia. Se você tem  dificuldade de beber água veja como conseguir beber 2 litros de água por dia. 

3 – REDUZA A QUANTIDADE DE SAL 

Se você utiliza muito o sal em alimentos, faça uma experiência de uma semana e o diminua quase completamente. Essa diminuição e devido a característica do sal, de reter água no organismo para diluir o excesso de sódio, provocando um inchaço das células.

Para não comer alimentos praticamente sem sal, o substitua por especiarias. Com pouco sal no organismo, você retém menos líquidos e seu organismo funciona melhor. Saiba mais veja 10 DICAS COMO DIMINUIR O CONSUMO DE SAL 

4. FAZER ALGUM EXERCÍCIO FÍSICO 

O tipo do exercício não é o mais importante, mas sim a regularidade da prática, que deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana. Além disso, algumas atividades e escolhas diárias podem fazer toda a diferença, por isso experimente: 

•      Subir escadas ao invés de usar o elevador; 

•      Descer um ponto antes do trabalho ou da escola e caminhar o restante do percurso; 

•      Sair para um passeio de 10 min depois do almoço; 

•      Levar o cachorro para passear à noite. 

•      Não ir de carro até a padaria ou supermercado uso o veículo somente se for muito necessário 

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, todo tipo de exercício físico ajuda a perder peso, não apenas os aeróbicos como caminhada, bicicleta e corrida. A musculação também ajuda a emagrecer e ainda traz a vantagem do aumento da massa muscular, o que melhora o metabolismo. 

5. COMER MODERADAMENTE DE TUDO, MAS POUCA QUANTIDADE 

O corpo precisa de todos os nutrientes e dietas que proíbem completamente os carboidratos fazem com que o peso aumente novamente pouco tempo depois. Assim, as melhores dicas são:

•      Evitar o consumo de açúcar simples na rotina diária, tomando café, leite, iogurtes, chás e sucos sem açúcar;

•      Adicionar 1 colher de sobremesa de sementes no sucos e iogurtes, como linhaça, gergelim e chia; 

•      Comer 5 castanhas ou 10 amendoins por dia; 

•      Escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição, de preferência vindos de alimentos naturais: frutas, batatas, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha; 

•      Comer salada crua antes do almoço e do jantar; 

•      Adicionar 1 colher de sopa de azeite extra virgem no almoço e no jantar;

• Evitar comer após estar saciado; 

• Evitar comer por desejo ou por emoções como ansiedade e tristeza. 

Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga. 

6. Evitar ficar com muita fome 

Passar muitas horas sem comer pode fazer com que você escolha alimentos ruins e ricos em calorias ao invés de preparar uma boa refeição. Assim, para evitar ou segurar a fome até fazer uma refeição nutritiva, algumas dicas são: 

• Tenha sempre meio punhado da mão na bolsa castanhas, amendoim, frutas in natura, lascas de coco ou frutas secas; 

• No trabalho, deixe 1 iogurte natural integral na geladeira; 

• Use petiscos baseados em legumes ao chegar em casa enquanto prepara o jantar: palitos de cenoura, pepino com abacate amassado e temperado com sal e pimenta, tomate em cubos grandes com uma pitada de sal e azeite, lascas de coco ou 1 ovo cozido.

Caso não seja possível fazer alguma refeição ao longo do dia, simplesmente concentre em manter a qualidade da próxima refeição e use esses pequenos lanches, caso a fome apareça. Aos poucos é possível aprender que na maior parte das vezes não se trata de fome, e sim e ansiedade para comer. 

Seu corpo tem que aprender qual a hora de dormir, acordar e comer. Isso fará ele funcionar melhor, irá evitar a fome frequente e as idas noturnas à geladeira, que são as que mais engordam. Além disso, descansar pelo menos 8 horas por noite dá ânimo para cumprir os compromissos, fazer mais exercícios e resistir às tentações. 

Por isso experimente colocar um alarme no celular para tocar de 3 em 3 horas para que você possa comer alguma coisa e assim não ficar com fome. Preferir alimentos com baixo índice glicêmico ajuda a não ficar com fome depois de comer somente 1 pêra, por exemplo. 

7. Anotar tudo o que come 

Anotar tudo o que se come ao longo do dia também é uma boa estratégia para emagrecer, pois assim a pessoa consegue ter maior consciência do que se come e, dessa forma, consegue identificar erros e onde melhorar, podendo alterar os seus hábitos alimentares para emagrecer, caso seja esse o desejo, e ter uma vida mais saudável. 

É recomendado que o registro seja feito diariamente e após cada refeição, pois assim é mais fácil de lembrar o que foi consumido. No diário alimentar é importante estar indicado qual o tipo de refeição, se almoço, café da manhã, lanche ou jantar, a hora da refeição, os alimentos consumidos e quantidade, onde aconteceu a refeição e se estava fazendo algo no momento.

Além disso, deve-se registrar com quem foi feita a refeição e qual o humor daquele momento. Esse registro deve ser feito por 3 a 7 dias, pois assim é possível ter uma melhor idéia de quais são os hábitos alimentares. 

Após o registro, é importante analisar todas as escolhas alimentares juntamente com um nutricionista, pois dessa forma é possível identificar os erros e estabelecer estratégias para que se consiga atingir o objetivo desejado. Além disso, o nutricionista indica os melhores alimentos para que a pessoa não tenha deficiências nutricionais e consiga emagrecer de forma saudável. 

8. Ter uma boa noite de sono 

Quando você dorme de 5 a 6 horas por dia, além de ter dificuldades para se manter acordado durante o dia, não terá disposição apara aguentar todas as atividades. A falta de descanso acarreta em uma facilidade em ganhar peso e atrapalhar sua busca por uma vida longa e saudável. 

Se você dorme pouco, tende a sofre de ataques compulsivos de fome e escolher alimentos mais gordurosos. A falta de uma boa noite de sono também pode atrapalhar suas atividades físicas, dificultando a busca por uma barriga definida. 

9. Evite fazer refeições líquidas 

Substituir refeições por shakes, smoothies e outras vitaminas pode até acelerar a perda de peso, mas cuidado, apesar de serem ricas em nutrientes, não devem substituir as principais refeições. O organismo absorve tudo facilmente e logo você estará com fome novamente. 

Existe uma grande variedade de shakes no mercado alguns apresentam um desequilíbrio entre a quantidade dos nutrientes essenciais (carboidrato, proteína e gordura), e não contêm as vitaminas e os minerais adequados e ainda contêm aditivos químicos (corantes, conservantes, adoçantes) que não trazem benefícios para a saúde. 

“Por esse, motivo o consumo de shakes industrializados deve ser feito somente com a orientação de um profissional nutricionista”

10. CONSULTA MEDICA E CONSULTA ESPECIALIZADA

Se parece que emagrecer é muito difícil, pode ser importante consultar um endocrinologista para analisar se a glândula tireóide está funcionando como deveria. Além disso, um nutricionista, ou médico nutrólogo, pode ser consultado para estabelecer regras de regime alimentar personalizadas e, assim, ficar mais simples de cumprir. Somado a isso, é muito bom ter alguém a mais no “time”, torcendo e cobrando resultados.

Nos casos em existe algum problema de saúde, como gastrite, asma, osteoporose, ou mesmo apenas uma limitação de mobilidade, a orientação e conselho dos médicos, para conciliar a dieta com o uso de medicamentos e com a devida adaptação à doença, é fundamental para que seja possível emagrecer melhorando a qualidade de vida, e não o contrário. 

ENTENDA A DIFERENÇA E SAIBA QUAL PROFISSIONAL IRA CONSULTAR

A endocrinologia é uma especialidade que tem como pré-requisito a clínica médica,

nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.).

Esperamos que essas dicas para emagrecer e perder barriga tenham ajudado. Se ajudou compartilhe com seus amigos Essas dicas podem ajudar eles também! Use nosso link de pagina social.

 

Deixe um comentário