Os suplementos alimentares são compostos por vitaminas, fibras, aminoácidos e proteínas que complementam a dieta de uma pessoa. Eles podem ser naturais ou sintéticos e visam atender à necessidade calórica e nutricional, ajudando a manter a saúde no longo prazo.
O suplemento sintético é fabricado industrialmente, além da substância oriunda da matéria-prima natural, ele recebe a adição de substâncias químicas para possibilitar mais aromas e durabilidade.
Já os suplementos naturais são compostos com menor nível de processamento, possuem maior teor de nutrientes e não recebem adição de conservantes químicos.
Uma duvida comum entre as pessoas que fazem uso de suplementos é a diferença entre os suplementos em pó e os suplementos em cápsulas. Alguns acham que os que são apresentados sob a forma de cápsulas são mais eficazes devido à semelhança com as drogas medicamentosas, outros acham melhores os em pó devido à forma de uso.
Os suplementos em cápsulas têm a vantagem de oferecer ao indivíduo uma maior praticidade no seu uso. É mais fácil de transportar, servindo como uma ótima alternativa a pessoas que não tenham espaço ou disponibilidade para levar consigo um suplemento em pó. Em termos de absorção, o suplemento em cápsulas fornece uma absorção um pouco mais lenta do que os em pó, mas nada que altere muito significativamente a velocidade de absorção. Uma tecnologia que é usada nos suplementos em cápsulas que apresenta vantagem aos em pó é a encapsulação.
Através desse processo, é possível determinar em qual porção do sistema digestório o conteúdo da cápsula irá ser liberado, favorecendo à sua melhor absorção e seus efeitos.
Já os suplementos em pó possuem como ponto forte a administração de altas doses sem causar desconforto. Enquanto uma dose de proteína, por exemplo, seria de 1 colher-medida de um produto em pó em um copo médio de água, a mesma dose em cápsulas envolveria uma quantidade de comprimidos extremamente alta (cada comprimido pode conter no máximo 3 gramas, mas a média é no máximo 1 g), gerando dificuldade e pequenos transtornos para a deglutição.
Podemos incluir também os suplementos sob a forma de tabletes. Estes produtos possuem uma velocidade de absorção um pouco inferior aos em cápsulas e em pó, mas possuem a vantagem de oferecerem uma quantidade maior de produto por tablete. Talvez resida nisso sua pior desvantagem: tabletes muito grandes são difíceis de engolir.
Diante dessas diferenças e peculiaridades, o recomendável é que optemos pelos produtos não baseados pela sua forma de apresentação, mas pelos seus ingredientes e como eles agem no nosso organismo.
Os suplementos para emagrecer têm principalmente ação termogênica, aumentando o metabolismo e a queima de gordura, ou são ricos em fibras, o que faz com que o intestino absorva menos gordura da alimentação.
No entanto, o ideal é que esses suplementos seja usados de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, pois seu uso inadequado pode causar efeitos como insônia, palpitações cardíacas e alterações do sistema nervoso.
Através deste post esperamos ter respondido algumas dúvidas sobre melhor forma de uso de suplementos.
Lembrando que a orientação é sempre conversar com um médico ou nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer tipo de suplementação esportiva.