O mau humor na dieta, acontece com muitas pessoas nos períodos de restrição alimentar. Descubra algumas estratégias simples e muito eficaz fáceis de implementar para dar um chega pra lá no mau humor veja as dicas que preparamos!
É verdade, quando se está em privação de comida, tudo fica cinzento, nada parece ter graça. Os principais neurotransmissores envolvidos com o bom humor são: serotonina, dopamina e noradrenalina. A serotonina é derivada do triptofano, encontrado em alimentos ricos em proteínas como o grão-de-bico, a ervilha, feijões, a carnes, peixes, ovos e leite e derivados.
A dopamina e noradrenalina são produzidas com a ajuda da tirosina, um aminoácido encontrado nos alimentos. O carboidrato é a uma fonte de energia para o cérebro, por isso, se torna fundamental em nossa alimentação. Sem ele, a baixa quantidade de açúcar no sangue, pode gerar ansiedade e desanimo.
No entanto, nosso cérebro também necessita de um estoque de todos os nutrientes, dando ênfase ao ômega 3, uma vez que estudos demostram que essa gordura colabora para a produção de neurotransmissores. Por esses motivos o mau humor vem quando se faz dietas restritivas é fato, mas, como tudo na vida, é possível superar.
1. ESCOLHA OS ALIMENTOS CERTOS
Já deixou de ser novidade que pessoas com hábito de comer produtos industrializados, poucas frutas e verduras, frituras e doces sofrem mais com mau humor e depressão. Então, deixe esses itens entrarem no seu corpo vez ou outra, apenas garanta na sua rotina: nozes e as outras oleaginosas, ovos caipiras, peixes. Recomenda-se comer sem exagero com moderação.
(sardinha, salmão selvagem, bacalhau, truta e dourado), vegetais verde escuros, banana madura, aveia, brócolis, acerola e frutinhas vermelho-arroxeadas. E, se quiser esbanjar energia e bom humor, experimente diluir 1 colher (sopa) de cacau orgânico em 1 copo de água ou 1 xícara de chá de frutas vermelhas, beber pela manhã ou no início da tarde!
2. AROMATERAPIA
O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos. Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais.
Aromaterapia também pode ser boa opção para afastar o mau humor, e nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. As gotas dos óleos essenciais devem ser acrescentadas em um recipiente com água morna e não deve ultrapassar o limite de quatro gotas. Os óleos essenciais indicados para ansiedade são os de lavanda, camomila, laranja e limão.
3. CANTE OU DANCE
A música fara seu corpo relaxar. Se você gosta de dançar, ligue o som no volume mais alto e cante e dance, mesmo dentro de casa. Coloque uma música ou trilha sonora completa que afasta o mau humor e mexa o esqueleto sem vergonha ou restrições. Experimente essas alternativas que lhe dão prazer para tirar o foco da dieta e, consequentemente, não sofrer com o mau humor. Experimente!
4. INVISTA EM HOBBIES
Saia para passear se gosta de cinema e séries de TV, reúna os amigos e faça aquela maratona; se ir à praia te traz paz, vá à praia ver o pôr ou o nascer do sol; procure aliviar a tensão e o mau humor com coisas que te dão prazer e sair com a família e também distrai e ajuda você tirar o foco da comida. Isso também e uma técnica para evitar o stress.
Os hobbies como Ciclismo, Esportes Aquáticos / Caiaque / Remo / Jet Ski / ou Skate todos ente outros. Muitos utilizados para lazer, transporte e recreação desportiva compreende várias modalidades estes podem ajudar não somente tirar a tensão da dieta mas também no desenvolvimento de sua forma física.
5. SE COMETEU UM DESLIZE POR CAUSA DO MAU HUMOR
Não faça um drama nem abandone a dieta porque cometeu um deslize por causa do mau humor houve um dia que comeu mais do que devia. Nem tudo está perdido. Faça uma lista de tudo o que comeria no seu pior dia. Depois, conte as calorias. São centenas? Essas centenas equivalem a ganhar um quilo extra. Não é grave, mas tente não repetir o mesmo.
6. NÃO PARE DE SE MEXER
Fazer atividade física é fundamental para ajudar seu corpo na produção dos hormônios neurotransmissores. Ao praticar exercício seu cérebro libera a endorfina, que traz satisfação, relaxamento físico e psicológico. Se manter em movimento te ajudará a amenizar o mau humor e ainda emagrecer.
7. É SÉRIO, PODE COMER
Procure ficar atento à sua fome. Comer envolve sinais internos de fome, saciedade e prazer. Adeque sua alimentação à sua rotina diária, para não passar fome. Evite ficar grandes períodos sem se alimentar, pois a glicose do sangue diminui e isso afeta diretamente o seu temperamento.
8. CHÁS CALMANTES
Invista em bons chás calmantes. Ervas com poderes medicinais podem ser um remédio natural e bastante eficiente para mandar a ansiedade e mau humor embora. Confira aqui 3 receitas de chás que aliviam o estresse.
9. PRATICAR YOGA
Yoga também podem trazer bons resultados, pois o corpo dos praticantes relaxa enquanto exercitam e proporcionam uma maior conexão interior com seus praticantes. Olhar para si e identificar um problema é primeiro e mais importante passo para sua solução. É um remédio para combater o mau humor e ter um controle do corpo em sua totalidade. Melhora a qualidade de vida do ser humano como um todo.
10. NÃO DEIXE AS EMOÇÕES ATRAPALHAR O PROCESSO
A comida funciona como um redutor de tensão a curto prazo. Quando se diminui a qualidade ou a quantidade de comida, esse artifício cai por terra e daí as emoções por trás da comida vêm à tona, trazendo irritação, nervosismo, mau humor “E isso acontece muitas vezes sem que as pessoas percebam, sem que tenham consciência de que algumas emoções podem ser ‘acalentadas’ pela comida. Se uma pessoa consegue identificar quais emoções estão por trás da comida tem mais chance de emagrecer e permanecer magro (a)”, evitando inclusive alterações de humor em decorrência desse processo. Para alcançar um objetivo, é preciso se manter firme até o fim.
Esperamos sinceramente que essas dicas possam te ajudar a conseguir atingir os seus objetivos e conseguir conquistar o corpo que você sempre sonhou.
Se você gostou dessas informações compartilhe com seus amigos para ajudar outras pessoas. Use o nosso link de página social.