ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR: QUAIS SÃO OS TIPOS DE AÇÚCAR.

Os carboidratos são a maior fonte de energia do organismo, proporcionando entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas no dia. Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos.

Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente a nível intestinal, levando ao aumento da quantidade de açúcar no sangue, devendo ser consumido com cuidado por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos ou por quem tem problemas de insulina. Alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples são açúcar branco, mascavo e mel.

Outros alimentos como pão, batata, arroz, feijão e beterraba são fontes de carboidratos complexos, que ao serem digeridos também se transformam em glicose, no entanto aumentam a quantidade de glicose no sangue mais lentamente dependendo da comida e da quantidade de fibra que possui, podendo também serem incluídos em uma dieta balanceada e equilibrada.

TIPOS DE AÇÚCAR PRESENTES NOS ALIMENTOS

O açúcar pode se encontrado de várias formas de acordo com a sua estrutura química, possuindo nomes e funções diferentes no organismo. A lista a seguir indica os diferentes tipos de açúcar e quais são suas fontes alimentares:

Sacarose

A sacarose, mais conhecida como açúcar de mesa, é um dissacarídeo, formado pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose. Atualmente, esse composto é utilizado como aditivo em diversos produtos processados.

Esse tipo de açúcar tem um índice glicêmico elevado, por isso quando é absorvido a nível do intestino, aumenta rapidamente o açúcar no sangue, além de favorecer o acúmulo de gordura no organismo, e, por isso, o seu consumo em excesso está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Fontes alimentares: cana de açúcar, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de beterraba e produtos que o contenham.

Frutose

A frutose é um monossacarídeo, isto é, é uma das moléculas mais simples dos carboidratos e é a mais doce de todas. A frutose é produzida alterando a glicose presente no amido de milho. Assim como a sacarose, o seu consumo em excesso também está associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Fontes alimentares: frutas, cereais, vegetais e mel.

3. Lactose

A lactose, mais conhecida como o açúcar do leite, é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose com uma de galactose. Algumas pessoas possuem intolerância a esse tipo de açúcar, portanto nessas situações o seu consumo deve ser diminuído ou eliminado da dieta.

Fontes alimentares: leite e derivados

Amido

O amido é um carboidrato complexo formado por dois polissacarídeos, a amilopectina e a amilose, os quais são digeridos mais lentamente no organismo e produzem glicose como produto final.

Esse tipo de alimento deve ser ingerido em proporções adequadas na dieta, evitando o consumo em excesso, prevenindo, assim, o excesso de peso e doenças associadas.

Fontes alimentares: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, milho, farinha e amido de milho.

Mel

O mel é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose, principalmente, sendo utilizada como um edulcorante natural, no entanto, o seu consumo também deve ser limitado para evitar o excesso de peso.

O mel proporciona diversos benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar as defesas do organismo.

Fontes alimentares: mel de abelha.

Xarope de milho

O xarope de milho é uma solução concentrada de açúcar que é utilizada para adoçar diversos produtos industrializados. Devido a sua elevada concentração de açúcar, o consumo de produtos industrializados que contenham esse xarope pode resultar em algumas doenças, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Também existe o xarope de milho com alto teor de frutose, que é derivado do xarope de milho apenas com uma maior concentração de açúcares e também é utilizado para adoçar produtos e bebidas industrializadas.

Fontes alimentares: alimentos industrializados, refrigerantes e sucos industrializados.

Maltodextrina

A maltodextrina é resultado da ruptura da molécula de amido, por isso é composta por várias moléculas de glicose. A maltodextrina está presente em pequenas porções e nos produtos industrializados, sendo utilizada como espessante ou para aumentar o volume do alimento.

Além disso, a maltodextrina tem um elevado índice glicêmico, não sendo portanto recomendada para diabéticos ou pessoas com problemas de insulina.

Fontes alimentares: leites infantis, suplementos nutricionais, hambúrguer, barras de cereais e outros alimentos industrializados.

Alimentos ricos em açúcar e gordura

Muitos alimentos ricos em açúcar também são ricos em gorduras, como quindim, brigadeiro, leite condensado, bolo, lasanha, biscoito entre outros. Por isso, além de favorecer o aumento de peso, permite o surgimento da diabetes, já que aumentam os níveis de açúcar no sangue uam vez que possui elevado índice glicêmico.

Além disso, também aumentam o colesterol, os triglicerídeos e o risco de doenças como aterosclerose e infarto, devendo ser consumidos com pouca frequência para manter o organismo saudável.

O QUE CAUSA O USO EXCESSIVO DE AÇÚCAR?

Quando você ingere açúcar, Ele e absorvido pelo seu intestino e cai na sua circulação como glicose. 
 Essa glicose faz com que o seu pâncreas jogue insulina no seu sangue para colocar glicose dentro das células, pois glicose no sangue por muito tempo é toxicas. Quando a insulina fica alta no sangue você não consegue emagrecer. E o pior estar por vim você desenvolve a famosa Diabetes.

Me responda 3 perguntas.

1. Você quer perder peso?

2. Prevenir o Envelhecimento precoce?

3. Ter qualidade de vida?

ENTÃO ADQUIRA HOJE MESMO O GUIA PARA TER QUALIDADE DE VIDA. CLIQUE NESTE LINK.

Um guia que vai falar sobre todos os males causado pelo o consumo da Açúcar. Contem todas as informações necessárias para você saber como diminuir o consumo e também viver uma vida melhor sem o açúcar.
O excesso de açúcar produz alterações no metabolismo do colágeno e da elastina, que ficam incapazes de realizar processos reparação que a nossa pele precisa diariamente. Isso acaba contribuindo para a aceleração do envelhecimento da pele, principalmente em diabéticos

O excesso de açúcar pode ser um perigo doce produz alterações no metabolismo do colágeno e da elastina, que ficam incapazes de realizar processos reparação que a nossa pele precisa diariamente. 

Se você gostou dessas informações compartilhe com seus amigos para ajudar outras pessoas. Use o nosso link de página social.

Deixe um comentário